MENU

(Voltar ao índice)

COXAS E PERNAS

Desde 2900€

Para que serve?

Melhora os contornos do corpo, removendo depósitos de gordura indesejados


O que é?

A lipoaspiração, lipoplastia ou lipoescultura corresponde a um procedimento cirúrgico com aspiração de gordura através da introdução de cânulas por pequenos orifícios na pele. Permite assim reduzir o volume da gordura do corpo, desde que em quantidades moderadas, pois a contrapartida é a do excesso de pele e subsequente flacidez caso se aspire em demasia. Deve ser realizada, por isso, por um cirurgião plástico credenciado, não devendo ser considerada de uma forma simplista, como alguns poderão quer fazer crer.

A lipoaspiração não é, portanto, um substituto aos casos em que existe excesso/redundância de pele, por aí técnicas de cirurgia aberta, como a abdominoplastia, braquiplastia ou facelift estarão mais indicadas. Serve sim para resolver alguns depósitos de gordura acumulada “resistentes” à dieta e à perda de peso, dentro do limite expectável da elasticidade e retracção da pele no pós-operatório. Para isso, é desejável que a paciente apresente um peso equilibrado, senão mesmo próximo do ideal.

São também importantes o controlo da perda de sangue e a analgesia no pós-operatório, e é por isso que a nossa equipa recorrer à infiltração de solução salina com anestésico e adrenalina antes da aspiração da gordura, já que aumenta a segurança do procedimento e reduz as perdas sanguíneas.

Os locais mais comuns para a lipoaspiração são a barriga e flancos, parte superior do braço, costas, parte lateral das nádegas/anca, coxas, joelhos e pernas e a papada do pescoço.

A gordura aspirada pode ser tratada e reintroduzida noutras áreas do corpo por forma a aumentar os seus volumes e melhorar a estética, como por exemplo aumentar os glúteos, a mama, ou realizar preenchimentos na face ou na região genital feminina (grandes lábios)


Tempo do procedimento

Depende das áreas a aspirar e se está planeado realizar preenchimento com enxerto de gordura, podendo variar de 1h a 3h30


Outros procedimentos que se podem associar

Abdominoplastia, aumento mamário, redução mamária, lift mamário, face-lift, lift do pescoço, preenchimento com enxerto de gordura (“lipofilling”)


Tipo de anestesia

Anestesia geral


Cicatriz

Pequenas cicatrizes disfarçadas em zonas de pregas/rugas naturais


Internamento

Se pequenas áreas, pode ser realizado em ambulatório, ou então com 1 dia de internamento em procedimentos mais complexos


Recuperação

Pode voltar ao trabalho em 2-3 dias e retomar a actividade física às 4 semanas


Riscos e problemas mais frequentes

Nos primeiros dias, inchaço, sensibilidade ao toque, drenagem pelos orifícios da cânula. Pode surgir também flacidez cutânea, híper- ou hipo-correcção, hematoma, irregularidades. Há ainda os riscos de retenção de fluidos e/ou perda excessiva de sangue e de fluidos e de embolia pulmonar no pós-operatório


Longevidade do procedimento

Geralmente o efeito perdura por muitos anos. As zonas aspiradas, devido à fibrose que, entretanto, se forma, têm menor tendência para reacumular gordura, em comparação com zonas não lipoaspiradas

LIPOASPIRAÇÃO