MENU

A cirurgia segura é, hoje em dia, um tópico amplamente discutido. São vários os factores que convergem para os bons resultados, mas talvez o principal seja a formação do médico, pois é a base de tudo o resto, incluindo as decisões que toma no dia-a-dia. Para se formar um cirurgião plástico é necessário percorrer um longo caminho (pelo menos 13 anos de formação desde o início do curso de Medicina), que é exigente e rigoroso, e ao longo do qual se adquirem conhecimentos técnicos e científicos que permitem atingir o mais alto grau de previsibilidade que é possível num procedimento cirúrgico. De facto, há excelentes cirurgiões plásticos em Portugal a realizar cirurgia estética, mas há também alguns que, não sendo especialistas, insistem em realizar estes procedimentos.

 

É, por isso, importante verificar junto da Ordem dos Médicos se o clínico que consulta está registado como especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética. Basta consultar o seguinte site e introduzir o nome do clínico (ex.: “João Nunes da Costa”):

 

Link para o site da Ordem dos Médicos - Registo de Médicos

 

 Outro factor importante é o local onde se realizam os procedimentos cirúrgicos e o seu “staff”. O Hospital de S. Louis e também a sua Clínica do Campo Grande (Lisboa), bem como a Clínica de Santo António (Lusíadas) são locais que reúnem todas as condições de segurança, equipamento e infra-estruturas adequadas aos procedimentos que habitualmente realizamos.

 

Restrições:

Evitar o tabaco por um período mínimo de 3-4 semanas antes da cirurgia (este vício, associado a cirurgia, aumenta muito o risco de complicações).

 

Contraindicação à toma de Aspirina®, anti-inflamatórios ou outros medicamentos que possam interferir com a coagulação do sangue (Varfine®, Sintron®, AAS®, Ticlopidina, Plavix®, Clopidogrel®, Pradaxa®, ....e muitos outros).

 

No caso de dor poderá tomar exclusivamente Paracetamol.

 

Proibida a toma de chás e comprimidos naturais até 30 dias antes da cirurgia (Giseng, alho e muitos outros).

- Se aplicável, parar terapia de substituição hormonal 4 semanas antes

 

Consulte o seu médico assistente antes de qualquer alteração à prescrição

 

 

Indicações:

Alimentação deverá ser equilibrada em proteinas e vegetais.

 

Suplementos vitamínicos (ex.: vitamina C) e de ferro (com ácido fólico) no mês anterior à cirurgia. (NOTA: não tomar suplementos com vit. E)

 

Hidratação cuidada com 2 litros de água por dia (pelo menos nos 15 dias que antecedem a cirugia).

 

No caso da cirurgia ser Abdominoplastia, a dieta deve ser apenas à base de líquidos na véspera da cirurgia.

 

As regiões a tratar deverão ser hidratadas e nutridas com creme diário nas semanas que antecedem o procedimento cirúrgico.

 

Deverá realizar exercício físico regular prévio à cirurgia (mínimo andar cerca de 30 minutos por dia).

 

Não realizar exposição solar excessiva para evitar queimaduras e escaldões.

 

Será aconselhável ter em casa Betadine Espuma e compressas 10x10 cm em casa para o período após a cirurgia.

 

 

São estes os 5 pilares para que a sua experiência com a nossa equipa seja a mais gratificante.

  Trabalhamos para que todos as pacientes sejam bem recebidas e acompanhadas, para depois podermos desenhar uma plano de tratamento à sua medida e realizar os procedimentos necessários em completa segurança e baseados nos mais altos padrões científicos internacionais.

Acreditamos que é em dar o melhor de nós em todos os pormenores que conseguimos, por fim, obter a sua satisfação!